Por Djonata Schiessl
No Brasil o número de celulares ativos chega a 220 milhões,representando cerca de um celular por habitante. Isso faz com que as empresas se motivem a desenvolver aplicativos para melhorar a interação com os consumidores e criar mais valor para a marca. Mas afinal, qual é o tipo de aplicativo ideal? O tipo de aplicativo que deve ser desenvolvido depende da estratégia da marca. Uma pesquisa demonstrou que cada tipo de aplicativo gera respostas diferentes no consumidor. Aplicativos que trazem mais informações sobre a marca são analisados racionalmente, enquanto os de entretenimento são processados emocionalmente. Assim, caso a estratégia seja melhorar a atitude ou a conexão com o consumidor, o ideal é que se desenvolva um aplicativo de entretenimento. Se a intenção é melhorar a confiança do consumidor, o ideal é que seja criado um aplicativo que apresente mais informações da marca.

Fonte: van Noort, G., & van Reijmersdal, E. A. (2019). Branded Apps: Explaining Effects of Brands’ Mobile Phone Applications on Brand Responses. Journal of Interactive Marketing, 45, 16-26.