Por Lucas Finoti

Quando empresas lançam novas versões de produtos, é comum indicar a evolução da nova oferta por meio de representações numéricas. Por exemplo, o smartphone Galaxy S9 da Samsung é a evolução do produto Galaxy S8. Essas alterações numéricas ajudam as marcas a destacar que o produto passou por melhorias, influenciando a percepção do consumidor no momento da compra. Nesse sentido, um estudo recente mostrou que o tipo de diferença numérica entre versões de um produto pode afetar a sua atratividade no mercado. Descobriu-se que mudanças numéricas decimais (por exemplo, da versão 3.4 para a versão 4) atraem mais os consumidores do que entre números inteiros (por exemplo, da versão 3 para versão 4). Segundo os pesquisadores, isso ocorre pois ao se deparar com uma mudança de número decimal para inteiro o consumidor entende que a evolução do novo produto foi tão grande que a empresa optou por pular numerações, indicando que o produto chegou a um novo patamar evolutivo (Se a empresa pulou as versões 3.5, 3.6, 3.7… e foi direto para a versão 4 significa que houve grande melhoria no produto). No entanto, quando a empresa utiliza números inteiros para indicar novas versões, o consumidor vê a mudança de 3 para 4 como a evolução natural do produto, sem modificações expressivas. Os
resultados do estudo são relevantes para gestores responsáveis pelo lançamento de novas versões de produtos no mercado.

Fonte: Shoham, M., Moldovan, S., Steinhart, Y., & Janiszewski, C. (2018). Mind the Gap: How Smaller Numerical Differences Can Increase Product Attractiveness. Journal of Consumer Research, 45(4), 761-774.