Por Ana Munaro

Será que vincular uma marca à uma fake news influencia as intenções comportamentais em relação a marca? Um estudo demonstrou que a associação de uma marca a fake news influencia negativamente as intenções do consumidor de comprar, realizar boca a boca e visitar a loja da marca. Isso acontece independente da credibilidade e atitude em relação à fonte. Por exemplo, quando mal planejados, anúncios patrocinados em diversos sites podem aparecer junto a notícias falsas. Diante desse problema, os resultados da pesquisa indicam que gerentes de
marca precisam monitorar cuidadosamente as fontes nas quais as marcas aparecem, uma vez que a probabilidade de fake news serem publicadas varia entre as fontes e entre os canais de comunicação. Essa atenção dos gerentes é importante principalmente porque o impacto negativo da notícia falsa não se limita a percepções de confiança da marca, mas se estende a resultados gerencialmente relevantes, como as intenções comportamentais dos consumidores.

Fonte: Visentin, M., Pizzi, G., & Pichierri, M. (2019). Fake News, Real Problems for Brands: The Impact of Content Truthfulness and Source Credibility on consumers’ Behavioral Intentions toward the Advertised Brands. Journal of Interactive Marketing, 45, 99-112