Por Ana Claudia Jesbick

 

Gerenciar todas as redes sociais é uma tarefa desafiadora para a maioria das empresas e exige um bom planejamento. Mas além de definir o que postar, como coordenar suas postagens e publicá-las em horários estratégicos para impulsionar o engajamento da sua audiência?

Uma pesquisa recente avaliou como a hora do dia, relacionada com o tipo de conteúdo e com o impulsionamento de determinadas publicações, afeta a métrica de cliques do link no Facebook. Suas descobertas indicam que o período da manhã pode ser o melhor momento para alavancar organicamente o engajamento do público e atrair mais cliques no link da publicação. Isso acontece porque os usuários estão mais atentos e potencialmente mais curiosos. Além disso, sua memória de trabalho está mais disponível para receber novos conteúdos nesse momento do dia. Já as postagens impulsionadas podem apresentar melhor performance de cliques durante a tarde, pois são segmentadas de acordo com as preferências dos indivíduos. Embora eles estejam focados em outras atividades, eles tendem a dar atenção à assuntos que estejam alinhados com seus interesses e sejam de fácil acesso para o foco de sua memória de trabalho. Os pesquisadores também enfatizam a importância de publicar o conteúdo apropriado no momento certo. Para isso é importante testar e analisar as interações de seu público com diferentes abordagens de conteúdo e períodos do dia para definir o que é mais eficaz para sua empresa.

Assim, implementar uma agenda de publicações é uma estratégia que pode maximizar não só o engajamento do público na rede social, mas também direcionar o tráfego da audiência para o site da empresa, impulsionando o consumo de seus produtos e serviços. E o melhor, essa medida não exige maior investimento de patrocínio nas redes sociais.

 

Fonte: Vamsi K. Kanuri, Yixing Chen, Shrihari (Hari) Sridhar. Scheduling Content on Social Media: Theory, Evidence, and Application. Journal of Marketing, 2018, Vol. 82(6) 89-108.