Por Leticia Pimentel & Ana Munaro

Para sobreviver no varejo, é indispensável a criação de um local que ofereça ótimas  experiências para o consumidor. Na maioria dos casos a construção desta atmosfera experiencial envolve estimular algum dos cinco sentidos durante a jornada de compra. Por exemplo, você já deve ter frequentado centros gastronômicos com música ao vivo, certo? O que você provavelmente não sabia é que o volume da música no ambiente de consumo pode influenciar a sua escolha por alimentos mais ou menos saudáveis. Uma pesquisa recente mostrou que a música ambiente de alto volume gera excitação e estresse, levando o consumidor a preferir alimentos de alta energia e teor de gordura, ou seja, menos saudáveis. Por outro lado, a música ambiente de baixo volume leva ao
relaxamento, o que faz o consumidor optar por alimentos mais saudáveis. Dessa forma, os gestores podem explorar estrategicamente o volume da música para influenciar as escolhas dos consumidores, sem precisar de alto investimento monetário. Por exemplo, uma loja que quer aumentar a venda de alimentos saudáveis pode manter o volume baixo, enquanto um restaurante de fast food pode aumentar o volume do som ambiente. O risco de não estabelecer um padrão para a música ambiente é deixar que os funcionários escolham os níveis de volume de acordo com as suas preferências.

Fonte: Biswas, D.; Lund, K.; Szocs, C. (2018). Sounds like a healthy retail atmospheric strategy: Effects of ambient music and
background noise on food sales. Academy of Marketing Science, 1-19.