Por Paulo Gomes

O aumento da popularidade das redes sociais como ferramenta de comunicação das ofertas de uma empresa tem criado tanto oportunidades (baixo custo, acessibilidade e customização), quanto desafios (assertividade no uso de imagens, na escolha do conteúdo e na frequência e sequência das postagens) para os gestores. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade  de Massachussets analisou o tipo de postagem realizado pelas empresas nas redes sociais e quais efeitos cada tipo de mensagem, ou combinação de mensagens, tinha nos consumidores.
Os resultados da pesquisa indicam que os consumidores tendem a perceber de forma negativa conteúdos de texto ou imagem exclusivamente imperativos (por exemplo, “compre agora”, “clique aqui”). Contudo, o uso de textos e imagens que continuamente informam (“oferta válida até essa semana”) e expressam sentimentos (“estamos felizes em te atender”) são bem vistas pelos consumidores. Desta forma, sugere-se que administradores de páginas e perfis virtuais foquem o conteúdo das postagens em informações contínuas e relacionadas, e que provoquem emoções positivas nos usuários.

Fonte: Villarroel Ordenes, F., Grewal, D., Ludwig, S., Ruyter, K. D., Mahr, D., & Wetzels, M. (2018). Cutting through content clutter: How
speech and image acts drive consumer sharing of social media brand messages. Journal of Consumer Research, 45(5), 988-1012.