Por Isadora Tonet
A avaliação do consumidor em relação ao valor monetário de um produto tem  influência de diversos aspectos, como por exemplo o contato que o usuário tem com esse item. O contato pode ocorrer de formas diferentes: Posse legal: o usuário é proprietário do produto; Aluguel: a pessoa faz uso do bem ou produto pagando uma taxa; Empréstimo: o usuário utiliza o bem ou produto sem o pagamento de taxas; Considerando essas diferentes formas de contato, pesquisadores da área de marketing se perguntaram: será que alugar ou emprestar um produto afeta a forma como o cliente atribui valor a esse produto? Um estudo demonstrou que o aluguel e o empréstimo trazem ao consumidor o sentimento de “posse psicológica”, que é quando ele sente que tem maior ligação
com o produto, mesmo não sendo o proprietário legal. Esse sentimento influencia na avaliação do valor monetário dos produtos: as pessoas demonstram interesse em pagar mais por produtos que alugaram do que por aqueles que emprestaram. Isso ocorre porque a pessoa que aluga percebe que possui maior controle, conhecimento e conexão com o produto. Portanto, gestores que querem aumentar o valor de suas vendas podem usar como estratégia o aluguel como uma primeira experiência do consumidor com o produto, visto que o empréstimo gera menor valorização do bem.

Fonte: Bagga, C. K., Bendle, N., & Cotte, J. (2019). Object valuation and non-ownership possession: how renting and borrowing  impact willingness-to-pay. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(1), 97-117.