Por Rafael Demczuk

Os veículos de comunicação têm enfrentado dificuldades em monetizar seu conteúdo online sem prejudicar as vendas do conteúdo impresso. Diante desse fato, pergunta-se: há como disponibilizar os mesmos conteúdos, em diferentes canais, mantendo a geração de lucro?

Uma recente pesquisa explorou essa questão usando informações do The New York Times® apontando três consequências para os veículos que cobram pelo acesso em ambos os canais: (1) redução no número de visitas únicas e tempo de permanência no site após a implementação das assinaturas; (2) redução do engajamento dos leitores; (3) crescimento da circulação do conteúdo impresso, além do aumento das receitas resultantes das assinaturas online. De forma ampla, os pesquisadores observaram a redução dos lucros da plataforma online derivada da diminuição do número de assinantes e da exposição aos anúncios, os quais substituem a versão online para a impressa. Porém, também observaram que foi possível criar uma base de clientes mais sólida, com anúncios mais direcionados, além da possibilidade de fornecer assinaturas impressas com acesso online gratuito para deixar atrativa a proposta.

Fonte: Pattabhiramaiah, A., Sriram, S., & Manchanda, P. (2019). “Paywalls: monetizing online content.” Journal of Marketing, 83(2), 19-36.