Por Antonio Pisicchio

 

O ranking e os reviews de produto (box com definição) são indicadores de qualidade utilizados pelos consumidores e têm um importante papel em suas escolhas de compra. Dado esse fato, pesquisadores buscaram compreender melhor o uso de reviews por consumidores. Mais especificamente, eles quiseram entender o efeito conjunto da qualidade e da quantidade dos reviews sobre a intenção de compra dos consumidores.

Para tanto, realizaram uma série de estudos nos quais exibiam produtos semelhantes, porém com reviews diferentes em qualidade e em quantidade. Dessa forma, descobriram que o teor dos reviews (ex.: comentários positivos ou negativos sobre aquele produto) tem mais influência sobre a decisão de compra do que a quantidade de reviews. Porém, descobriu-se também que a quantidade de reviews pode ter maior impacto quando o teor do review é negativo. Isso porque quando consideram reviews negativos os consumidores tendem a buscar informações adicionais para tomar decisão, logo dão atenção também à quantidade de comentários sobre o produto.

Assim, empresas devem estar atentas para como seus produtos são avaliados pelos consumidores. E, também, podem buscar controlar ou estimular o número de reviews para influenciar positivamente seus consumidores.

 

Fonte: WATSON, Jared; POCHEPTSOVA, Anastasiya; TRUSOV, Michael. Swayed by the Numbers: The Unintended Consequences of Displaying Review Counts. – Journal of Marketing – v.82 – p.109-131 – 2018