Por Antonio C. Pisicchio
O boca-a-boca é uma das melhores ferramentas de divulgação de produtos e empresas. Isso é especialmente verdade quando falamos em aplicativos, pois eles dependem quase exclusivamente das avaliações e recomendações (equivalente online do boca-a-boca) para atingir seus clientes. Pensando nisso, um grupo de pesquisadores resolveu investigar o impacto do boca-a-boca online na divulgação de aplicativos. Para tanto, analisaram dados da Google PlayStore® e da Apple AppStore® com o objetivo de verificar a propensão que as pessoas têm em avaliar aplicativos, ou seja, fazer boca-a-boca online do aplicativo. Os pesquisadores descobriram que os consumidores são mais propensos a avaliar aplicativos gratuitos ao invés de aplicativos pagos. Além disso, descobriram que quando existem poucos comentários sobre o aplicativo na internet essa propensão aumenta ainda mais. Esses resultados servem de base para gestores de produtos digitais e aplicativos, que podem entender que ao oferecer um aplicativo gratuitamente existe maior chance de divulgação boca-a-boca.

Fonte: Bond, Samuel D.; He, Stephen X.; Wen, Wen. (2019). Speaking for “Free”: Word of Mouth in Free-and Paid-Product Settings. Journal of Marketing Research, 56(2), 276-290.