Por Cecília Souto Maior

Você está cansado e com sono após um longo dia de trabalho emendado com a pósgraduação, já são 23h, mas  mesmo assim você ainda precisa passar no mercado. Você vai buscar apenas o que precisa para se livrar logo, certo? Não, errado! No ambiente de consumo, os sonolentos são mais sensíveis a variedades e buscam mais alternativas
porque isso os ajuda a se manterem acordados.
Pesquisadores demonstraram que esse comportamento de busca por variedade ocorre em diversas categorias de produtos, como por exemplo, na compra de doces e de cerveja. Ainda, os sonolentos são mais propensos a comprar itens não previamente planejados, porque eles também ficam mais curiosos.
Ao considerar os hábitos de sono de seus consumidores, profissionais podem elaborar estratégias de vendas mais assertivas. Por exemplo, já que é comum ficarmos sonolentos após o almoço, bares e restaurantes que têm happy hours podem ter melhores resultados com ofertas alternadas. Ou seja, é melhor surpreender o consumidor com promoções variadas ao longo da semana do que manter cardápios previsíveis, do tipo “toda terça tem double”. Ainda, logo após o início do horário de verão, varejistas podem colocar combos de produtos e lançamentos em locais de destaque, como pontas de gôndola ou ilhas de produtos. Finalmente, ao identificar o perfil de consumidores (diurnos ou noturnos) é possível determinar o período que estarão mais sonolentos, e oferecer tanto novos produtos quanto opções de compra mais variadas nesses horários.
Fonte: Huang, Z., Liang, Y., Weinberg, C. B., & Gorn, G. J. (2019). The Sleepy Consumer and Variety Seeking. Journal of Marketing Research, 56(2), 179-196.