Pessoas que postam fotos com um produto tendem a não comprá-lo novamente

Por Djonata Schiessl

No mundo das redes sociais, constantemente vemos pessoas postando fotos nas quais utilizam certos produtos para reforçar sua identidade perante algum grupo de interesse. Por exemplo, postar uma foto usando um tênis da Nike reforça a identidade de prática de esportes e vida saudável. Essa prática é comum e até incentivada pelas empresas, pois melhora o boca-a-boca e o engajamento do consumidor e demais pessoas com as marcas.
Porém, a postagem de fotos de produtos que reforçam a identidade dos consumidores pode trazer resultados negativos para a marca. Um estudo demonstrou que quando uma pessoa faz uma publicação nas redes sociais ela diminui a própria intenção de comprar o mesmo produto ou um produto similar em uma próxima decisão. Isso ocorre por que quando o consumidor posta um produto para reforçar a sua identidade, ele tem a sensação de que o produto já preencheu essa necessidade, logo não precisa comprar o produto novamente.
A saída para contornar esse problema é incentivar os consumidores a postar fotos de produtos que não possuam um apelo muito forte com sua identidades. Isso faz com que a marca seja lembrada e gera engajamento, sem prejudicar as vendas de seus produtos.
Fonte: Grewal, L., Stephen, A. T., & Coleman, N. V. (2019). When Posting About Products on Social Media Backfires: The Negative Effects of Consumer Identity Signaling on Product Interest. Journal of Marketing Research, 56 (2), 197-210.

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