Por Jacqueline Laurindo da Silva
Em comunidades de marca, a principal preocupação dos gestores é manter o engajamento dos seus usuários através de curtidas, comentários e postagens. Sabe-se que o engajamento é alcançado através de postagens direcionadas a usuários a partir da sua experiência com a marca, sendo eles iniciantes, especialistas ou mestres. Uma pesquisa recente descobriu que usuários iniciantes são os mais engajados em comunidades de marca. Além disso, descobriu-se que quando a marca destaca a proximidade social com o usuário, existe efeito positivo sobre o engajamento. Por exemplo, quando o usuário iniciante fazem publicações sobre a marca em suas redes sociais, os gestores da comunidade podem compartilhar essa publicação, demonstrando que existe proximidade social entre o usuário e a marca. Segundo a pesquisa, essa estratégia gera ainda mais engajamento do usuário. Vale ressaltar que esse resultado é importante para os gestores que buscam aumentar o nível de comprometimento dos usuários com a marca.

Fonte: Hanson, S.; Jiang, L.; Dahl, D. (2019) Enhancing consumer engagement in an online brand community via user reputation signals: a multi-method analysis. Journal of the Academy of Marketing Science, 47 (2), 349-367