#boca-a-boca #marcas #comportamento

Por Francielle Frizzo

 

Os consumidores frequentemente compartilham suas opiniões de consumo com terceiros (boca-a-boca), seja de forma pessoal, falando com outras pessoas sobre sua experiência ou escrevendo comentários online por meio de websites e mídia social. Assim, o boca-a-boca é uma das formas mais confiáveis de publicidade que uma empresa pode utilizar para promover seus produtos ou sua marca. Mas qual o estilo de comunicação que gera melhores resultados para a marca? Um estudo recente demonstrou que o tipo de comunicação – pessoal ou escrita – influencia a reação do consumidor em relação à marca consumida. Quando o consumidor fala sobre sua experiência de consumo ele se sente mais conectado à marca do que quando escreve sobre ela. Assim, se uma marca deseja fortalecer a conexão com seus consumidores, ela deve incentivá-los a se envolver em comentários pessoais sobre suas experiências de consumo.

FONTE: Shen, H; & Sengupta, J. (2018) Word of Mouth vs. Word of Mouse: Speaking about a Brand Connects You to It More Than Writing Does. Journal of Consumer Research, 45(3), 595-614.