Por Rafael Demczuk

A tecnologia faz parte do varejo com a aplicação de constantes inovações para a dinamização do ambiente e a conversão de vendas. Os scanners de mão já vinham sendo usado por funcionários de lojas para, por exemplo, verificar a validade de produtos ou checar os níveis de estoque. Agora, ele também está disponível para os consumidores e permite que produtos sejam digitalizados conforme os clientes se deslocam na loja e que sua cesta de compras seja paga antes de sair. Esse novo processo de compra possui como vantagem o aumento do volume de venda, pois:

1) Deixa os consumidores mais atentos aos produtos e aos preços. Ao mesmo permitindo maior controle, liberando orçamento para compras não planejadas. 

2) Pode ser considerada uma extensão do corpo, incentivando que os consumidores analisem, toquem e escolham os produtos mais atentamente.

3) Gera diversão e prazer na compra, aumentando a interação e o tempo que os consumidores gastam olhando os produtos ofertados.

Essa estratégia é adotada pela Sam’s Club desde 2015, fazendo com que consumidores se dediquem mais ao processo e gostem de fazer compras, bastando apresentar o comprovante de pagamento digital para evitar as filas do caixa. Deste modo, gestores podem aumentar as vendas não planejadas e impulsivas ao incentivar que consumidores utilizem os scanners durante o processo de compras.

Fonte: Grewal, D., Noble, S. M., Ahlbom, C. P., & Nordfält, J. (2020). The Sales Impact of Using Handheld Scanners: Evidence from the Field. Journal of Marketing Research, 57(3), 527-547.