Resumo escrito por Franciele Frizzo |

Em um mundo interconectado, onde a exposição do sucesso pessoal e profissional nas redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter é constante, comparações entre pessoas pertencentes a um mesmo círculo social são inevitáveis, e a forma como os consumidores lidam com essas comparações afeta suas decisões de compra e consumo.

Pesquisas anteriores sugerem que em uma situação de comparação ascendente, ou seja, comparação com pessoas de uma classe social mais alta, os consumidores tendem a comprar produtos ou marcas associadas com sucesso e riqueza, como produtos de luxo, para manter ou mesmo restaurar seu status social.

No entanto, uma pesquisa recente demonstrou que uma forma de lidar com comparações ascendentes que ameaçam a posição social de um indivíduo é associar o produto a uma conquista pessoal em um domínio alternativo ao sucesso financeiro e profissional. Por exemplo, ao invés de vender uma capinha de celular com a frase “Melhor chefe”, destacando status profissional, deve-se utilizar algo como “Melhor pai do mundo”, destacando o sucesso em um aspecto da vida pessoal. Esses achados oferecem aos consumidores diferentes estratégias para lidar com situações de comparações sociais que são cada vez mais estimuladas pelas redes sociais.

Fonte: Goor, D.; Keinan, A.; Ordabayeva, N. (2021) Status Pivoting. Journal of Consumer Research, 47(6), 978-1002.