Resumo escrito por Bruna C. Costa |

Com a existência de diversos canais de comunicação envolvidos na jornada do cliente, é desafiador para a empresa possuir e comunicar identidade de marca de maneira clara e consistente entre canais. Quando o cliente percebe a marca de maneira clara e se identifica com ela, aumenta-se as chances da empresa atingir níveis desejados de engajamento, lealdade do cliente à marca e intenção de compra dos consumidores. Sobre esse assunto, um recente estudo elencou cinco formas de aumentar as chances do cliente se identificar com a marca por meio de merchandising* inovador.

  1. Utilizar merchandising único e original, para inspirar os clientes e auxiliar na definição da marca.
  2. Fornecer informações sobre onde o produto foi fabricado e a transparência no processo de prestação do serviço, para aumentar a identificação do cliente com a marca.
  3. Utilizar aspectos artísticos, como uma forma de aumentar a sofisticação, exclusividade e prestígio dos produtos e serviços.
  4. Realizar merchandising sustentável, para que os varejistas aproximem suas identidades de consumidores eco-friendly.
  5. Oferecer itens de alta moda, para reforçar a ideia de sofisticação e exclusividade e proporcionar valor mais divertido quando misturadas a itens mais básicos.

Além disso, os autores destacam que é importante gerar interesse do consumidor constantemente criando temas, edições limitadas e comunidades online. Design de produtos, campanhas e displays minimalistas, inspirados na alta moda e com inspiração na disposição de museus podem despertar na marca o valor da exclusividade. Enquanto destacar e valorizar a história da marca gera empatia do cliente pela empresa.

Por fim, as empresas precisam monitorar e utilizar os pontos de contato com o cliente e utilizar a tecnologia para reforçar sua comunicação de marca e fazer com que os consumidores aproximem suas identidades com a da marca para atingir os benefícios destacados anteriormente.

*Merchandising offline: se refere aos elementos visuais e sensoriais da loja, vendedores e posters e sinalizações informacionais.

Fonte: Roggeveen, A. L., Grewal, D., Karsberg, J., Noble, S. M., Nordfält, J., Patrick, V. M., … Olson, R. (2020). Forging meaningful consumer-brand relationships through creative merchandise offerings and innovative merchandising strategies. Journal of Retailing, 97, 81–98.