Resumo escrito por Demétrio de Mendonça Júnior |

Com a pandemia da Covid-19, muitas empresas começaram a apostar na tecnologia como uma alternativa para a comercialização de seus produtos enquanto tudo está de portas fechadas. E pelo que tudo indica, essa mudança veio para ficar.

Novos sistemas de entrega, novas formas de compra, novas ofertas de serviços são exemplos de tecnologias adotadas pelas empresas para melhor atender aos seus clientes, o que pode resultar em maior volume de compras, satisfação e fidelidade dos compradores. No entanto, o principal desafio das empresas é gerenciar os diversos meios de contato disponíveis a fim de facilitar a vida do consumidor e otimizar a realização de uma compra.

As empresas devem se preocupar com a segurança e a privacidade dos clientes que interagem com as tecnologias, o que ajuda no aumento da confiança e da vontade de consumir através dessas ferramentas tecnológicas. Além disso, a compra por aplicativos ajuda a minimizar atritos e inconveniências que ocorrem no processo de compra.

Portanto, a adoção de tecnologias auxilia as empresas a comercializar os seus produtos, fornecendo opções para o processo de compra do consumidor. O ritmo dessa mudança é acelerado e faz com que os negócios se tornem mais competitivos.

Fonte: Grewal, D., Gauri, D. K., Roggeveen, A. L., & Sethuraman, R. (2021). Strategizing Retailing in the New Technology Era. Journal of Retailing, 97(1), 6-12.