Por Paulo Gomes

Apesar de haver um movimento cada vez maior para nos livrarmos de padrões e preconceito estéticos, ainda é bastante comum que se relacione a aparência de uma pessoa ao seu sucesso profissional. Um estudo com perfis de vendedores em plataformas de vendas online confirmou a existência desse viés. Os resultados da pesquisa indicaram que os consumidores associam pessoas bonitas com sucesso social. Já as pessoas consideradas feias são associadas com competência técnica. Curiosamente, aquelas com fotos nem muito feias e nem muito bonitas, têm pior desempenho em suas vendas. Porém, mais do que indicar a relação entre aparência e desempenho de venda, isso demonstra que fotos e descrições de perfis em plataformas de venda podem ser direcionadas ao tipo de produto ofertado. Perfis de venda associados a produtos voltados para a aparência, podem ter fotos de perfil mais elaboradas ou produzidas. Já perfis associados a produtos tecnológicos podem ter fotos de perfil que demonstrem as características consideradas feias. Além disso, uma foto comedida e discreta, definitivamente não é recomendável. Peng, L., Cui, G., Chung, Y., & Zheng, W. (2020). The Faces of Success: Beauty and Ugliness Premiums in e-Commerce Platforms. Journal of Marketing, 84(4), 67–85