Por Victoria Vilasanti

Será que o consumidor escolhe produtos alimentícios da mesma forma em lojas físicas e online?

Sabe-se que o consumidor normalmente utiliza “pistas” para tomar suas decisões. Antes de comprar o produto, o consumidor avalia a qualidade por meio de suas percepções no próprio ambiente de compra. Por exemplo, quando está no supermercado, ele pode avaliar uma fruta ou um corte de carne por meio de cor, cheiro e tato de cada alimento. No entanto, em ambientes de compra online, o consumidor acaba perdendo essas pistas sensoriais e faz suas avaliações baseadas apenas em pistas de informação (preço, garantia, marca). Neste contexto, observa-se que dispor as informações nutricionais dos alimentos é um ponto chave para o aumento de vendas, principalmente quando estamos falando de produtos saudáveis. Isso porque as informações nutricionais vão atuar como pistas informacionais e, consequentemente, ajudar o consumidor a tomar sua decisão.

 

Fonte: Fonte: Zou, P., & Liu, J. (2019). How nutrition information influences online food sales. Journal of the Academy of Marketing Science, 47(6) 1132-1150.