Por Lucas Finoti

Os consumidores estão cada vez mais atentos à composição dos produtos que consomem e isso tem aumentado o apelo dos produtos naturais, sem conservantes e sem aditivos industriais. 

No entanto, um estudo recente mostrou que a escolha por produtos naturais está associada à uma mentalidade de prevenção, sendo que o apelo natural não tem o mesmo efeito quando os consumidores buscam a solução para um problema em andamento. 

Segundo os pesquisadores, isso acontece pois quando o consumidor utiliza produtos para prevenir um problema não existe sentimento de urgência, dessa forma, ele opta por produtos que são mais “suaves” e menos arriscados. Por outro lado, se o consumidor se sente aflito, ele tende a buscar uma opção mais potente, mesmo que ela possa oferecer algum tipo de risco.

Por exemplo, se um consumidor quer prevenir o aparecimento de mofo no guarda-roupa, existe maior probabilidade de que ele escolha uma marca de anti mofo natural. No entanto, se o mofo já estiver presente no guarda roupa, a mentalidade muda da prevenção para a solução do problema. Desse forma, a tendência é que o consumidor procure um produto artificial, por acreditar que ele seja mais potente e que vai resolver o problema.

Assim, os gestores devem entender o real motivo pelo qual consumidores buscam seus produtos. Se for para prevenção, destaque aspectos naturais do produto. No entanto, se o consumidor busca resolver um problema existente, garanta sua eficácia e destaque o quanto ele é potente. 

Fonte: Fonte: Scott, S. E., Rozin, P., & Small, D. A. (2020). Consumers Prefer “natural” more for preventatives than for curatives. Journal of Consumer Research, 47(3), 454-471.