Por Djonata Schiessl

A recomendação de produtos automática na internet auxilia o consumidor na tomada de decisão. Para isso ele usa o histórico de pesquisa que é fornecido pelos navegadores, redes sociais, etc. Esses sistemas poupam tempo e fornecem opções personalizadas.

Porém, uma pesquisa recente demonstrou que essas sugestões geram vieses negativos nas decisões dos consumidores. Por exemplo, se uma pessoa vê uma sugestão de uma televisão muito cara no Facebook, ela é influenciada pelo preço elevado e usa esse preço como referência para as próximas decisões. Essa influência se mantém inclusive para escolha de outros produtos. Voltando ao caso do consumidor no Facebook, o preço da televisão visto anteriormente influencia a compra de uma camiseta em uma loja online por um preço mais alto, que em condições normais ele não compraria.

Os pesquisadores reforçam que o método atual de avaliação das recomendações não é muito preciso, porque elas afetam não somente o produto sugerido, mas também as escolhas subsequentes. É necessário tomar cuidado com as recomendações e torná-las mais precisas para que os consumidores não se sintam lesados.

 

Fonte: Journal of Retailing