Resumo por Paulo

Os custos de produção são comumente entendidos como informações ‘sensíveis’ para os gestores, e raramente são informados, pois podem trazer desvantagens ou associações negativas para a empresa. Por exemplo, a margem de lucro de um produto pode ser facilmente identificada, podendo gerar uma imagem negativa para a empresa.

No entanto, os resultados dessa pesquisa mostraram que pode haver aumento nas intenções de compra quando as empresas divulgam seus custos associados, de forma voluntária. Isso acontece, pois quando o preço é percebido como justo, estas empresas são vistas pelos consumidores como confiáveis. É importante salientar, no entanto, que esta confiança, e subsequente aumento de intenção de compra decorrem de transparência voluntária por parte da empresa. Além disso, vale a pena destacar que demonstrações obrigatórias dos custos, ou por força de regulamentação, não influenciam as decisões dos consumidores como a que ocorre de forma voluntária.

Portanto, a demonstração dos valores que compõem o preço do produto pode fazer parte dos esforços gerenciais de uma empresa a fim de aumentar a confiança dos seus consumidores e alavancar as suas vendas, obtendo com isso, resultados favoráveis a longo prazo.Fonte: Mohan, B., Buell, R. W., & John, L. K. (2020). Lifting the Veil: The Benefits of Cost Transparency. Marketing Science, 39(6), 1105–1121. https://doi.org/10.1287/mksc.2019.1200