Por Victoria Vilasanti

Você se sente velho? Para uma parcela dos indivíduos, o fato de envelhecer está associado com estereótipos negativos, tais como fraqueza física, declínio mental e etc. Assim, verifica-se uma tendência de certos grupos de consumidores mais velhos a apresentarem comportamentos de compra similares aos mais jovens. Por exemplo, é comum observar pessoas mais velhas interessadas em moda e artigos de luxo ou, ainda, buscando experimentar muitas marcas diferentes como uma forma de distanciar-se desse tipo de estereótipo que “desvaloriza” sua identidade. Mas
afinal, quais fatores ambientais levam um consumidor mais velho a fazer escolhas mais “jovens”? Um grupo de pesquisadores descobriu que “pistas” do ambiente de consumo, tais como imagens de pessoas mais jovens ou contato com vendedores visivelmente jovens levam os indivíduos mais velhos a se sentirem mais novos do que realmente são. Consequentemente, eles têm maior tendência a apresentar comportamentos de consumo relacionados com aqueles de pessoas mais novas. Esse fenômeno é mais saliente para pessoas de baixa autoestima. Isso porque essas
pessoas costumam ser mais influenciados pelas opiniões de terceiros. Destaca-se que o mercado de consumidores mais velhos é um mercado em ascensão e de maior poder aquisitivo do que o mercado de consumidores mais jovens. Desta forma, é um segmento interessante para direcionar os esforços de marketing.

Fonte: Amatulli, C., Peluso, A. M., Guido, G., Yoon, C., & Morales, A. (2018). When Feeling Younger Depends on Others: The Effects of Social Cues on Older Consumers. Journal of Consumer Research.