O envio de produtos grátis para consumidores influentes pode ajudar a aumentar as vendas de produtos. Porém esse tipo de decisão passa por vários questionamentos: (i) Como balancear o programa de incentivos com o mix de marketing atual? (ii) Qual o valor máximo do produto doado, pensando na maximização da receita? (iii) Quais clientes devem receber esse produto: os mais socialmente influentes ou aqueles que trazem a maior receita? (iv) Qual será o efeito dessa ação nos indivíduos que ainda não são consumidores da marca?

 

Um estudo recente propõe um modelo que demonstra como essas ações devem ser moldadas e quais elementos devem ser considerados para a tomada de decisão.  Os gestores podem se beneficiar com a aplicação do modelo, entendendo: (i)como os indivíduos são impactados por estes consumidores engajados, (ii) como alavancar as interações entre consumidores e (iii) como testar e avaliar os efeitos das recomendações positivas na receita e na aceitação do produto. Para saber mais informações de como utilizar este modelo, recomenda-se a leitura completa do artigo.

 Por Helison Bertoli

Fonte: Chica, M., & Rand, W. (2017). Building agent-based decision support systems for word-of-mouth programs: a freemium application. Journal of Marketing Research, 54(5), 752-767.