Existem dois tipos de produtos, aqueles que são tangíveis e aqueles que são experiências, como uma viagem ou assistir um filme. Sabe-se que as experiências de consumo costumam trazer maior satisfação e bem-estar aos consumidores, neste contexto as empresas buscam maximizar o benefício dessas experiências. A partir disso, descobriu-se que quando o consumidor é estimulado a “saborear” as experiências de consumo antes de que elas aconteçam de fato, ele as aproveita melhor, tanto no momento do consumo, quanto posteriormente. Por exemplo, imagine que o consumidor comprou uma viagem de férias, você como gestor de marketing pode enviar para ele apresentações com melhores pontos turísticos para visitar, dicas de restaurantes, entre outros, antes da data da viagem. Desta forma, o consumidor cria laços afetivos com a experiência, que serão lembrados durante a viagem, maximizando assim o prazer no momento de consumo e, também, posteriormente.

 

Fonte: HaeEun Helen Chun, Kristin Diehl, and Deborah J. MacInnis (2017) Savoring an Upcoming Experience Affects Ongoing and Remembered Consumption Enjoyment. Journal of Marketing: May 2017, Vol. 81, No. 3, pp. 96-110.