Um dos grandes problemas na gestão da força de vendas é a rotatividade dos funcionários. Recentemente, pesquisadores avaliaram os principais fatores que contribuem para a rotatividade, quer seja por solicitação dos funcionários ou por decisão da empresa. Descobriu-se que, as causas relacionadas aos colegas são mais importantes do que as causas individuais quando o assunto é rotatividade. Dentre essas causas, quanto maior for a diferença de desempenho entre os colegas e quanto menos demissões voluntárias e involuntárias ocorrerem, menor é a chance de haver rotatividade. Ainda, quando as demissões são a pedido do funcionário (voluntária), a rotatividade aumenta mais do que em casos de demissões involuntárias. Isso ocorre por que, no primeiro caso, os funcionários que se mantiveram na equipe percebem que existem boas oportunidades fora da empresa. Contudo, os fatores individuais também afetam a probabilidade de haver rotatividade. Por exemplo, quando um vendedor tem desempenho próximo à meta de vendas, ele tem mais chance de sair da empresa do que um vendedor muito abaixo ou acima da meta.

Fonte: Sarang Sunder, V. Kumar, Ashley Goreczny, and Todd Maurer (2017) Why Do Salespeople Quit? An Empirical Examination of Own and Peer Effects on Salesperson Turnover Behavior. Journal of Marketing Research: June 2017, Vol. 54, No. 3, pp. 381-397.