Por Flávio Osten

Para buscar mais clientes e mais vendas, supermercados costumam fazer promoções, apoiar eventos, oferecer brindes ao acumular selos, criar eventos de categorias e eventos em datas festivas. Ainda assim, diversos supermercadistas estão perdendo market share para concorrentes de preço baixo (ex: Atacadão). Uma forma para combater esta concorrência é criar campanhas temáticas de desconto, como por exemplo a “Liquidação da Etiqueta Rosa” da varejista Daju. Isso porque a criação de um tema chama mais atenção dos clientes, o que produz resultados melhores do que as campanhas tradicionais. Para ter a melhor efetividade, campanhas temáticas devem ter divulgação em mídias de massa, devem durar entre 2 e 4 semanas, ter ofertas em todos os setores da loja, ter descontos em forma de percentual ou na forma de “leve 3, pague 2” e o mais importante, conseguir cobertura da mídia tradicional.

Fonte: Guyt, J. Y., & Gijsbrechts, E. (2020). Evaluating the Effectiveness of Retailer-Themed Super Saver Events. Journal of Marketing, 84(2), 92–113.