Smartphones, tablets e outros dispositivos móveis modificaram a maneira como os consumidores acessam informações e representam uma oportunidade para os profissionais de marketing. Ao mesmo tempo que os consumidores acessam informações a todo momento, eles também deixam rastros de dados online e de localização física. Até pouco tempo, os dados de localização física estavam restritos à localização estática, ou seja, informações apenas do endereço de residência coletados por meio de cadastros. Hoje é possível ter conhecimento dos dados dinâmicos, que mostram os locais mais frequentados pelos consumidores-alvo. Baseando-se em teorias de comportamento econômico e de mercado, descobriu-se que consumidores que frequentam os mesmos lugares tendem a ter os mesmos hábitos de consumo em determinada categoria de produto. Sendo que consumidores que estão co-localizados (estão no mesmo lugar, no mesmo horário) apresentam hábitos mais próximos do que consumidores que tenham as mesmas características demográficas ou psicográficas. Desta forma, a localização dinâmica pode ser considerada uma nova maneira segmentação de mercado, sendo útil ao estabelecer estratégias de propaganda e promoção.