
Por Helison Bertoli
Se lhe oferecerem duas opções de xarope para dor de garganta, uma com um gosto ruim e outra com sabor agradável, qual dos dois xaropes você acredita que iria te curar mais rápido? A maioria das pessoas diria que prefere o xarope de gosto ruim. Isso porque, quando deparadas com duas opções que levam a um resultado similar, elas tendem a acreditar que a opção mais dispendiosa é a melhor.
Em uma pesquisa recente, descobriu-se que pessoas que acreditam na Ética do Trabalho Protestante, ou seja, a crença de que o trabalho duro gera bons resultados, estão mais propensas a acreditar nessa relação entre custo-benefício ao avaliar opções. Essa propensão ocorre porque os indivíduos tentam fazer escolhas consistentes com suas crenças. Assim, se acreditam que o trabalho difícil gera bons frutos, também irão considerar que as escolhas mais difíceis (o xarope de gosto ruim) trarão os melhores resultados. Além disso, demonstrou-se que indivíduos que creem na Ética do Trabalho Protestante preferem ações de marketing que realcem a relação entre esforços e recompensas.
Dessa maneira, gestores devem ter atenção ao implementar ações de marketing e ao precificar seus produtos para o público que está alinhado com a Ética do Trabalho Protestante. Destacar características que sinalizem um maior esforço no uso ou ainda aumentar o preço do produto pode elevar as chances de que o consumidor escolha a sua marca.