Por Lucas Finoti

Ofertas grátis são utilizadas como estratégias promocionais há muito tempo! Mas, você sabia que a maneira como o produto grátis é apresentado pode fazer com que a promoção chame mais ou menos atenção dos consumidores?

Uma pesquisa recente revelou que anunciar um produto com preço R$ 0,00 é mais vantajoso do que anunciá-lo como grátis. 

Quando um produto é anunciado como grátis, por exemplo “Compre 2 caixas e leve a terceira  grátis”, o consumidor tende a focar sua atenção nos benefícios que a unidade extra do produto pode lhe oferecer. 

Por outro lado, quando o anúncio diz “Compre 2 caixas e leve a terceira por R$ 0,00”, o consumidor tende a se concentrar na economia de custos que a oferta está proporcionando. 

Como os consumidores que buscam promoções geralmente são mais sensíveis a preço, a economia de custos acaba chamando mais atenção do que o benefício do produto. 

O resultado do estudo não invalida a estratégia da oferta grátis, mas mostra uma forma de torná-la mais atraente, deixando claro ao consumidor que o preço é R$ 0,00.

Fonte: Koo, J., & Suk, K. (2020). Is $0 Better than Free? Consumer Response to “$0” versus “Free” Framing of a Free Promotion. Journal of Retailing, 96(3), 383-396.