Os modelos de reação mercadológica são utilizados para entender quais estratégias relativas a preço, promoção e vendas serão empregadas em momentos de mudanças nas políticas de marketing dos competidores. Por exemplo, se o líder de mercado tem uma diminuição muito grande em sua força de vendas ou se faz uma alteração nas estratégias de precificação, qual a reação dos concorrentes? Até este momento, os modelos de reação têm sido aplicados para acessar implicações de mudanças nas políticas de marketing dos competidores depois que elas acontecem. No entanto, recentemente foi desenvolvido um método de previsão que se propõe a verificar o impacto de mudanças inéditas nas políticas de marketing antes que elas aconteçam. O modelo é baseado no enriquecimento de dados e depende de três “ingredientes”, são eles: (1) definição dos cenários de mudança; (2) definição do cenário base; e (3) coleta de dados. Gestores de marketing podem utilizar este modelo para melhor definir estratégias de reação a mudanças no mix de marketing dos concorrentes. Para saber mais informações de como utilizar este modelo, recomenda-se a leitura completa do artigo.

Por Victoria Vilasanti

Fonte: Eelco Kappe, Sriram Venkataraman, and Stefan Stremersch (2017) Predicting the Consequences of Marketing Policy Changes: A New Data Enrichment Method with Competitive Reactions. Journal of Marketing Research: October 2017, Vol. 54, No. 5, pp. 720-736.