O funcionamento da indústria televisiva está, em parte, alicerçado no investimento que empresas fazem para anunciar seus produtos durante os intervalos na programação.  Apesar de ser uma fonte de receitas, o planejamento dos intervalos comerciais mostra-se um desafio para os canais de televisão, visto que os telespectadores aproveitam o “break” para trocar de canal em busca de outras opções de entretenimento. Uma recente pesquisa demonstrou que os canais de televisão podem adotar duas estratégias de intervalos comerciais dependendo do prestígio perante os telespectadores. Nesse sentido, canais de baixa audiência devem sincronizar seus intervalos comerciais com os intervalos dos canais concorrentes, assim, mesmo que os telespectadores busquem outras atrações durante o intervalo acabarão voltando ao canal de origem ao se deparar com propagandas nos canais concorrentes. Já os canais de alta audiência devem realizar seus intervalos em períodos diferentes dos concorrentes. A audiência é um sinal de que o conteúdo é preferível em relação às outras opções, dessa forma é bastante provável que o telespectador não encontre nada de interessante durante o intervalo comercial em outros canais. Outra vantagem dessa estratégia é atrair a audiência dos outros canais quando estes estiverem apresentando suas propagandas comerciais.

Por Lucas Finoti                                     

Fonte: Song Yao, Wenbo Wang, and Yuxin Chen (2017) TV Channel Search and Commercial Breaks. Journal of Marketing Research: October 2017, Vol. 54, No. 5, pp. 671-686.