Campanhas eleitorais que têm intenção de atacar partidos opostos (campanhas negativas) geralmente não são apreciadas pelos eleitores, apesar disso, elas ainda persistem. Alguns países, numa tentativa de desmotivar essa prática, obrigam os candidatos que propagam essas mensagens atacando seus adversários a endossar a campanha com o seu nome. Assim, ao final de uma propaganda politica negativa, o candidato precisa declarar “Meu nome é Fulano, e eu aprovo essa mensagem”. Para explorar mais os resultados dessa regulamentação, um estudo recente focou no impacto dessa obrigação do endosso sobre os eleitores. O que se descobriu é que a regulamentação gera uma influência contrária ao que se esperava. O endosso gera maior credibilidade e faz com que os eleitores melhorem sua atitude em relação as campanhas negativas. Assim, essa pesquisa abre uma nova discussão sobre a implementação de regulamentações na esfera politica-eleitoral, demostrando a necessidade de novas estratégias mais eficazes para regulamentação de campanhas.

Por Helison Bertoli

Fonte: Minah H. Jung and Clayton R. Critcher (2018) How Encouraging Niceness Can Incentivize Nastiness: An Unintended Consequence of Advertising Reform. Journal of Marketing Research: February 2018, Vol. 55, No. 1, pp. 147-161.