Um dos fatores que mais tem influenciado no processo de evolução da administração é o fato de estarmos inseridos em uma sociedade onde todas as pessoas estão interligadas, sofrendo influencias de diversos atores sociais por todas as partes e de maneira constante. Isso impacta na atividade de vendas. A perspectiva clássica aponta que a empresa e o vendedor têm controle sobre a proposta de valor de seus produtos e serviços e buscam apenas resultados de vendas no curto-prazo. Porém, essa perspectiva é inadequada em (i) um ambiente onde as pessoas possuem uma quantidade enorme de informação, (ii) os consumidores são capazes de influenciar na proposta de valor dos produtos e serviços, e (iii) trocam com facilidade suas opções de compra. Dessa forma, é necessária uma mudança de perspectiva, onde os profissionais de vendas devem:
  1. adotar uma visão de longo prazo do processo de venda;
  2. entender o macro-ambiente social e como ele influencia os consumidores;
  3. focar no estabelecimento de relacionamentos de longo prazo com os clientes;
  4. aproveitar pontos de troca criados por esse ambiente social para interagir com esses clientes.

Por Antônio C. Psicchio

Fonte:  Nathaniel N. Hartmann, Heiko Wieland, and Stephen L. Vargo (2018) Converging on a New Theoretical Foundation for Selling. Journal of Marketing: March 2018, Vol. 82, No. 2, pp. 1-18.