Por Victoria Vilasanti

Você sabe como o uso dos smartphones durante uma compra influencia nas decisões do consumidor?

Os smartphones estão presentes em diversos aspectos da vida cotidiana dos consumidores, sendo utilizado concomitantemente na realização de outras tarefas. Não é novidade que nós temos algumas limitações cognitivas. Por exemplo, sabe-se que um indivíduo tem certa dificuldade de concentrar atenção em diversas tarefas ao mesmo tempo.

Pensando nessa questão, foi desenvolvida uma pesquisa na qual se descobriu que os consumidores que utilizam smartphones (dentro de lojas) para tarefas não relacionadas* com a compra tendem a consumir mais itens não planejados. Isso acontece simplesmente porque o consumidor fica distraído com os estímulos do Smartphone e, portanto, diminui sua capacidade de gerenciar sua jornada de compras. Assim, está mais propenso a (1) esquecer de comprar itens planejados previamente e (2) gastar mais com itens desnecessários.

*Tarefas não relacionadas com a compra incluem mensagem de texto, ligações, música e navegar na internet e redes sociais.

Fonte: Journal of the Academy of Marketing Science