Por Djonata Schiessl

Uma prática que está sendo adotada pelas empresas varejistas é a integração dos canais de venda online com as lojas físicas. Isso faz com que os gestores desenvolvam estratégias como a criação de centros de distribuição (CD) para melhorar o prazo de entrega dos produtos. Mas quanto a criação de um CD impacta nas vendas da empresa?

Um estudo realizado nos Estados Unidos demonstrou que a criação de um CD impacta o volume de vendas tanto nas lojas online como nas físicas. Nas lojas online a redução de 1 dia útil no prazo de entrega gerou um aumento de 1,45% nas vendas. Para as lojas físicas o aumento foi de 0,61% com base em um prazo de entrega de 7 dias. Este incremento pode ser maior com a divulgação do benefício para os clientes.

Para a criação de um centro de distribuição, destaca-se que os gestores devem usar os dados de consumidores fornecidos pelas lojas online para escolher o local ideal. Os autores sugerem que o local mais eficaz é onde a empresa possui maior presença online.

 

Fonte: Fisher, M. L., Gallino, S., & Xu, J. J. (2019). The Value of Rapid Delivery in Omnichannel Retailing. Journal of Marketing Research, 56(5), 732-748.