Por Victória Vilasanti

Imagine que você vai ao cinema com um grupo de amigos e ficou responsável por escolher o filme. Como você escolhe esse filme? Você leva em consideração a opinião dos demais amigos ou escolhe algum que lhe agrada mais, independente dos outros?

Pensando nessas questões, uma recente pesquisa descobriu que consumidores com personalidade mais independente costumam tomar decisões balanceando as preferências de todo o grupo apenas quando o grupo é pequeno. Quando a decisão é para um grupo com grande número de pessoas, o consumidor escolhe uma opção que reflete suas próprias preferências. Já consumidores com personalidade interdependente (ou seja, que define a identidade a partir de outros indivíduos) tende sempre a considerar as preferências de todo o grupo, ainda que esse tenha um grande número de indivíduos.

Na prática, quando o gestor entende melhor esse curioso padrão de comportamento, ele pode ajudar o consumidor a tomar decisões que atendem melhor a um número maior de pessoas, melhorando a satisfação do grupo com a marca. Por exemplo, uma ação que pode ser tomada é salientar a identidade interdependente dos consumidores, através de pistas na comunicação, como uma propaganda onde é destacado consumidores em contextos sociais (festas de família, aniversários de amigos, etc.).

 

Fonte: Wu, E. C., Moore, S. G., & Fitzsimons, G. J. (2018). Wine for the Table: Self-Construal, Group Size, and Choice for Self and Others. Journal of Consumer Research, 46(3), 508-527.