
Por Loise Cristina Schwarzbach
Aplicativos estão dominando cada vez mais o uso de smartphones, representando 87% do uso médio diário entre adultos (2,5 horas). Estima-se ainda que cada aparelho tem pelo menos 4 aplicativos de varejo instalados (aplicativos das Lojas Americanas, Casas Bahia e Amazon).
Diante desta tendência de crescimento dos aplicativos no varejo, um estudo observou 3 anos de comportamento de compra entre usuários e não usuários de aplicativos de uma grande varejista americana de videogame, eletrônicos e serviços sem fio. Os resultados indicaram que os usuários dos aplicativos:
- compram 33% com mais frequência;
- compram 34% a mais de itens;
- gastam 37% mais em compras;
- retornam 35% com mais frequência para novas compras;
- compram 35% mais itens não convencionais.
Portanto, sugere-se que os gestores usem os aplicativos para que consumidores obtenham recompensas, recebam notificações e acessem detalhes dos produtos, incentivando os usuários a visitarem lojas físicas e online.
Fonte: Marketing Science