Rafael Demczuk

 

Produtos orgânicos, naturais, ou que trazem benefícios à saúde, também chamados de produtos sustentáveis, representam um mercado de 66 bilhões de dólares, sendo que 4% de todas as vendas dos itens alimentícios já estão concentradas em tais categorias. Juntamente com o consumo dos produtos sustentáveis ocorre hoje a ampla utilização das redes sociais como forma de interação entre consumidores e marcas. Assim, dada necessidade dos varejistas em se adequarem às mudanças para manter sua competitividade, um conjunto de pesquisadores questionou: Diferentes postagens no Facebook podem gerar diferentes resultados nas compras de produtos sustentáveis?

A pesquisa mostrou que os varejistas que fizeram diferentes postagens no Facebook com apresentação de produtos sustentáveis obtiveram aumento do volume de vendas.  Vale destacar, no entanto, que esses resultados só aparecem para os clientes antigos das marcas, não influenciando a intenção de compra dos novos consumidores. Descobriu-se, ainda, que a apresentação das caraterísticas e vantagens de tais produtos faz com que os compradores superem as barreiras de seus preços elevados, tornando-os engajados às postagens que ressaltam os benefícios dos produtos sustentáveis, levando ao aumentando da intenção de compra.

De forma ampla, gestores devem identificar e comunicar motivos que incentivam o consumo (tais como os benefícios dos produtos sustentáveis), realizando postagens frequentes e com conteúdos que sejam interessantes para os consumidores de longo prazo, os quais levarão à real efetivação das compras.

 

Fonte: Lu, Q. S., & Miller, R. (2019). “How Social Media Communications Combine with Customer Loyalty Management to Boost Green Retail Sales.” Journal of Interactive Marketing, 46, 87-100.