Por Rafael Demczuk 

A exposição dos produtos nas gôndolas, apesar de parecer uma simples tarefa de gestão, influencia diretamente a forma com que os consumidores realizam a decisão de compra. Imagine que você precisa distribuir as lâminas de barbear da Gillette nas gôndolas do supermercado. Você optaria por alocá-las junto de outras lâminas de barbear (com marcas concorrentes) ou com outros produtos da marca Gillette?

Um estudo recente demonstrou que marcas fortes, como a Gillette, devem expor seus produtos junto dos produtos similares de seus concorrentes (disposição por categoria; no exemplo, com as marcas concorrentes de lâminas de barbear) ao invés de expor produtos da marca em uma única gôndola (disposição por marca; no exemplo, expor as lâminas de barbear junto com desodorantes e outros produtos da Gillette).

Isso acontece pois os consumidores avaliam a credibilidade de uma marca em relação aos produtos que são apresentados em conjunto. Ou seja, se uma marca forte e reconhecida como a Gillette apresenta seus produtos junto de seus concorrentes, tal percepção fará com que os consumidores a escolham para compra. Já marcas pouco conhecidas devem utilizar a disposição por marca de produtos, o que também fará aumentar a percepção de qualidade por parte dos consumidores, evitando assim a escolha de um concorrente forte.

 

Fonte: Journal of Retailing