Por Paulo Gomes

Garantia de menor preço e garantia de preço igual são dois conceitos semelhantes. Na prática, os dois servem para garantir que o consumidor não vai pagar mais por produtos idênticos de revendedores diferentes. Mas algumas nuances diferenciam os dois conceitos, especialmente no que diz respeito à forma como o consumidor enxerga esta oferta.

Garantias de menor preço, por exemplo tendem a estar associados a consumidores que procuram por promoções ou por menores preços, levando a maior intenção de compra. Por outro lado, garantias de preço igual estão associadas com maiores intenções de recompra. Por desviar da percepção de que preço baixo está associado a baixa qualidade, a equidade de preços sugere o mesmo nível de qualidade entre os concorrentes.

Gestores que adotem estas estratégias promocionais devem estar atentos para os resultados que buscam. Se querem criar uma intenção inicial de compra, garantia de menor preço é a melhor ideia. Já, se buscam fidelizar o consumidor e fazer com que consumam mais vezes aquele produto, a garantia de preço igual é o melhor caminho.

 

Fonte: Journal of Retailing