Por Demétrio de Mendonça Junior

Sandálias de pneus, revestimentos de garrafa PET, móveis de pallets, são exemplos dos inúmeros produtos reaproveitados e que podem possuir uma história a ser contada. Diversas marcas têm trabalhado com a comercialização de produtos oriundos de transformações, dando um novo direcionamento a materiais antigos e disfuncionais, fornecendo-lhes novas identidades e funcionalidades.

A comercialização dos produtos reaproveitados e transformados tem modificado a forma de trabalhar do marketing, ilustrando uma nova maneira de contar as histórias dos produtos. Embora possam divergir bastante em sua forma e funcionalidade, ambas as identidades continuam incorporadas ao produto, o que pode ser benéfico para sua comercialização.

Para provar isso, pesquisadores argumentam que a identidade passada de um produto reaproveitado é o ponto de partida de sua história de transformação que atraiam o público potencial. Os resultados desse estudo mostram que evidenciar a identidade passada aumenta a demanda de uma variedade de produtos reaproveitados. Isso ocorre porque a importância da identidade passada chama a atenção para a história especial da metamorfose do produto, que permite que os clientes se sintam especiais ao possuí-lo.

Assim, verifica-se que as narrativas construídas pelo marketing sobre as histórias de transformações de produtos reaproveitados são poderosas táticas para despertar o interesse em potenciais consumidores desse segmento.

 

Fonte: Journal of Marketing