Por Demétrio de Mendonça Júnior

As comunicações de mídia digital podem ser categorizadas naquelas iniciadas pela empresa e naquelas iniciadas pelo mercado. As mídias iniciadas pela empresa caracterizam-se em mídias próprias (site da empresa), mídias pagas (publicidade patrocinada) e digital inbound marketing (quando a empresa busca atrair o público e convertê-lo em clientes e admiradores da marca por meio da criação de conteúdos digitais, como Blogs, por exemplo). Já as iniciadas pelo mercado são representadas pelas mídias sociais obtidas (curtidas, comentários e compartilhamentos) e pesquisa orgânica (buscas e visitas ao site).

Há um grande desafio para a gestão desses diversos meios de comunicação em reconhecer qual deles é o mais rentável para a alocação de recursos. Assim, um estudo buscou analisar qual forma de comunicação de mídia digital é a mais proveitosa para a aquisição de clientes no contexto brasileiro. Os resultados mostram que as mídias próprias e o digital inbound marketing são as melhores formas de adquirir novos clientes. Da mesma forma, as impressões geradas pelos consumidores nas mídias sociais (curtidas, comentários e compartilhamentos) são importantes para complementar a efetividade das mídias próprias em comparação às mídias pagas.

Esses resultados podem auxiliar na otimização das estratégias de mídias sociais por parte da organização. Por meio de conteúdos interativos e inovadores em suas plataformas de mídia própria é possível mostrar o quanto a empresa é valiosa e quais produtos e/ou serviços ela tem a oferecer, despertando assim o interesse de clientes potenciais e, consequentemente, o início de novas vendas.

É importante destacar que a pesquisa foi desenvolvida no contexto business to business.

 

 

Fonte: Vieira, V.A., de Almeida, M.I.S., Agnihotri, R. et al. In pursuit of an effective B2B digital marketing strategy in an emerging market. Journal of the Academy of Marketing Science, 47, 1085–1108 (2019).