Por: Bruna C. Costa

É comum que gestores incorporem em suas estratégias o senso de que o frio é mais elegante e luxuoso que o calor. Mas será que sempre será adequado pensar dessa maneira? Para explorar essa premissa, um recente estudo comprovou que a percepção de frio realmente induz os consumidores a avaliarem os produtos como pertencentes a um status superior ou luxo. Essa relação foi confirmada tanto para a temperatura física como para a indução visual, utilizando imagens que remetem a estação de inverno. Isso porque o frio é associado ao distanciamento social, valorizado por pessoas que buscam expressar luxo e status.

Esses resultados fornecem importantes insights aos gestores. Àqueles que trabalham com marcas de luxo, adotar comunicação, imagens e materiais que diminuam a percepção de temperatura do cliente, pode ajudar a atrair clientes que buscam status e luxo. Entretanto, nos casos em que o consumidor busca por características mais funcionais (ex. capacidade de armazenamento, durabilidade) essa associação com frio não surte efeito na valoração do produto.

Park, J., & Hadi, R. (2020). Shivering for Status: When Cold Temperatures Increase Product Evaluation. Journal of Consumer Psychology, 30(2), 314–328.