Por: Djonata Schiessl

A embalagem é a característica mais saliente de um produto e muitas vezes serve como atalho para a escolha. Por isso as cores, fontes e design são escolhidos com cuidado para chamar a atenção das pessoas. Mas na prática, será que o formato da embalagem melhora a avaliação do produto e da marca? Uma pesquisa recente demonstrou que quando a embalagem é alta e fina os consumidores percebem a marca e o produto como mais luxuosos. Isso acontece porque, inconscientemente, eles associam essas características (alto, magro) a pessoas ricas. Dessa forma, os gestores de marketing podem usar a embalagem como estratégia de posicionamento. Marcas que almejam  posicionamento premium  devem usar embalagens altas e finas, já as que possuem apelo popular, como as econômicas, devem usar embalagens baixas e largas.

Fonte: Chen, H., Pang, J., Koo, M., & Patrick, V. M. (2020). Shape Matters: Package Shape Informs Brand Status Categorization and Brand Choice. Journal of Retailing, 96(2), 266-281.