Por Lucas Finoti

Sua empresa realiza vendas online? Como os clientes recebem os produtos da sua marca em casa? Um estudo recente demonstrou que enquanto gestores de marketing estão gastando rios de dinheiro para melhorar a experiência de compra em ambientes virtuais, pouco atenção tem sido dada à forma como os produtos comprados em lojas virtuais são entregues aos clientes. Muitas vezes sob a justificativa de diminuição de custos, os produtos são entregues em caixas de papelão desgastadas sem nenhum atrativo, sem nenhuma referência à marca. Ao utilizar embalagens padrão, as empresas estão perdendo a oportunidade de melhorar a experiência dos clientes com as marcas. O estudo realizado demonstrou que produtos entregues em embalagens superiores (com melhor design, imagens impressas na caixa e material interno mais sofisticado) aumentam os sentimentos de alegria, entusiasmo e confiança do consumidor com a marca. Os pesquisadores ainda sugerem que embalagens com design superior podem incentivar os consumidores a compartilharem fotos e vídeos de unboxing, aumentando a presença orgânica da marca nas redes sociais. 

Fonte: Moreau, C. P. (2020). Brand Building on the Doorstep: The Importance of the First (Physical) Impression. Journal of Retailing, 96 (1), 155 – 167.