Por Flávio Osten

Em breve faremos download e vamos imprimir nossas próprias roupas!* De fato, as impressoras 3D estão se tornando melhores e mais baratas e cada vez mais vamos imprimir diversos produtos em casa. A novidade de um estudo recente é que produtos impressos geram mais satisfação do que produtos comprados. Entretanto, isso só acontece quando os clientes imprimem produtos com foco emocional, por exemplo uma pantufa ou um massageador.

Por outro lado, quando imprimem produtos funcionais, como garfos e tigelas, os clientes só ficarão mais satisfeitos se souberem que os ingredientes ou componentes usados são de uma marca que se conecta emocionalmente com eles. Por exemplo, a marca dos polímeros (ingrediente) pode comunicar que sua missão é trazer diversão para seus clientes. Gestores devem ficar atentos a essa tendência, pois vender um produto para o cliente imprimir em casa pode reduzir os custos e aumentar a satisfação.

Fonte: WIECEK, Annika; WENTZEL, Daniel; ERKIN, Aras. Just print it! The effects of self-printing a product on consumers’ product evaluations and perceived ownership. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 48, n. 4, p. 795–811, 2020.

*https://www.ted.com/talks/danit_peleg_forget_shopping_soon_you_ll_download_your_new_clothes/discussion