Por Alessandra Gomes

Em muitos processos de compra as modalidades utilizadas para transações financeiras influenciam, e muito, o preço final.

Um estudo mostrou que os pagamentos em dinheiro promovem estímulos mentais nos  vendedores que aumentam seu desejo por dinheiro, elevando o preço de venda se comparado ao cobrado no uso de pagamentos eletrônicos. Em outras palavras, ao contrário do que diz a crença popular, os pagamentos em dinheiro resultam em preços de venda ainda mais altos em determinadas condições. Além disso, foi analisado que não há diferença sobre aspectos de segurança ou conveniência associado aos pagamentos em dinheiro, em oposição às transferências bancárias ou pagamentos móveis, por exemplo.

Essa descoberta pode ser utilizada por marketplaces como Mercado Livre, Amazon e Magazine Luiza, que devem incentivar pagamentos por cartão de crédito ao invés de débito direto ou boletos. Isso fará com que os vendedores utilizem preços menores, aumentando a chance de vendas.

FONTE: Xu, X., Chen, R., & Jiang, L. (2019). The Influence of Payment Mechanisms on Pricing: When Mental Imagery Stimulates Desire for Money. Journal of Retailing, 96 (2), 178-188.