Por: Mylena Neres e Victoria Vilasanti

Descontos são uma das principais estratégias no comércio varejista. Um estudo recente buscou identificar como os descontos nos preços influenciam a intenção de compra dos produtos Fairtrade. De forma resumida, os produtos Fairtrade garantem o pagamento de preços justos ao produtor.

 A pesquisa demonstrou que quando varejistas oferecem descontos, os consumidores com alto envolvimento com a causa vão avaliar a marca de forma mais negativa. Isso acontece porque esses consumidores podem questionar a credibilidade da marca em repassar benefícios aos produtores e, consequentemente, diminuem sua intenção de compra. 

Esses resultados servem como um alerta para os gestores de marketing ao sinalizar a importância de segmentar promoções dos produtos Fairtrade. Ainda, o efeito negativo dos descontos nas respostas dos consumidores mais envolvidos é minimizado se as empresas apresentam justificativas para a redução nos preços.

Fonte: Kim, C. H., & Han, E. (2019). Premiums Paid for What You Believe In: The Interactive Roles of Price Promotion and Cause Involvement on Consumer Response. Journal of Retailing. 96(2). 235-250.